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O que é Print on Demand (POD ou Impressão Sob Demanda)?

Print on Demand (POD) é um novo modelo de negócios e também um modelo de produção e entrega de produtos, que vem revolucionando o mercado de varejo.

Com o Print on Demand é possível colocar sua foto, seu design ou a identidade da sua marca em praticamente qualquer produto, como camisetas, pôsteres, mochilas, produtos de papelaria, produtos de decoração e muitos outros.

O que o print on demand facilita a vida de pequenos empreendedores, fotógrafos, designers e artistas, pois estes podem focar na criação as empresas POD se responsabilizam pela produção e entrega dos produtos aos clientes.

Como Funciona o Print on Demand?

Vender seu produto por print on demand é uma das formas mais práticas de colocar logo sua marca no mercado. Veja abaixo alguns passo a se seguir:

  1. Arquivo do produto preparado e formatado;
  2. Arquivo digital enviado para uma gráfica;
  3. O produto fica disponível nos sites;
  4. O cliente compra o produto;
  5. Após a compra o site envia a notificação para a gráfica;
  6. A gráfica produz o produto e envia para o cliente;
  7. A gráfica recebe o pagamento e passa a porcentagem para o autor.
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Qual o custo do Print on Demand?

O que é o print on demand quando se trata de custo? Seu maior custo será diretamente com a gráfica, mas o mais incrível é que, a maioria das empresas que trabalham com o print on demand disponibilizam estruturas de ecommerce gratuitas, onde seu único trabalho é configurar o seu design nos seus produtos e eles fazem todo o resto.Após a venda você recebe sua comissão, com um investimento zero em infraestrutura.

Por causa do seu custo zero em infraestrutura, além de você poder implementar sua marca, o print on demand pode ser usado de diversas formas, tais como:

Você também pode usar a impressão sob demanda para:

  • Testar um novo modelo de negócios ou até mesmo uma nova linha de produtos sem precisar se preocupar com o gerenciamento do estoque físico;
  • Monetizar o seu público-alvo. A impressão sob demanda é uma excelente opção para influenciadores, YouTubers, cartunistas e outros profissionais que querem concentrar seus esforços na criação de conteúdos exclusivos e não no envio de produtos;
  • Criar produtos originais para um nicho de clientes. Um exemplo: criar uma linha de roupas baseada em um novo videogame extremamente popular;
  • Fabricar itens exclusivos para uma promoção ou sorteio: camisetas, livros, sapatos, bolsas, capinhas de celular, relógios, canecas… A lista de possibilidades é imensa!

 

Vantagens e Desvantagens do Print on Demand

Baseado em o que é o print on demand, vamos ver quais suas vantagens e desvantagens.

O risco de prejuízo é muito baixo ao utilizar esse modelo de negócio, pois não há investimento na produção dos produtos.

Seu produto personalizado, ao invés de vender o produto dos outros, venda a sua ideia. Dessa forma fica muito mais fácil montar uma marca própria com produtos diversos e dequalidade.

O print on demand isenta você dos problemas que fazem mais de 90% dos ecommerces falirem, a produção, armazenamento e logística de entrega dos produtos. A entrega do seu produto será rápida, assim  que o produto for comprado e a gráfica produz e envia para o cliente.

Você também protege seus produtos de plágio. Ficará mais difícil das pessoas copiarem a sua ideia.

Agora uma desvantagem para o print on demand é que você estará limitado a vender somente produtos que a gráfica produz. Se quiser vender produtos feito por outras empresas, o ideal é você abrir um estoque e criar uma loja online para vendê-los, mas sinceramente não vemos isso como uma desvantagem, apenas uma limitação.

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O PhotoMoney é o curso que vai desmitificar o modelo de negócios Print on Demand para fotógrafos e designers.