Print on Demand (POD) é um novo modelo de negócios e também um modelo de produção e entrega de produtos, que vem revolucionando o mercado de varejo.
Com o Print on Demand é possível colocar sua foto, seu design ou a identidade da sua marca em praticamente qualquer produto, como camisetas, pôsteres, mochilas, produtos de papelaria, produtos de decoração e muitos outros.
O que o print on demand facilita a vida de pequenos empreendedores, fotógrafos, designers e artistas, pois estes podem focar na criação as empresas POD se responsabilizam pela produção e entrega dos produtos aos clientes.
Vender seu produto por print on demand é uma das formas mais práticas de colocar logo sua marca no mercado. Veja abaixo alguns passo a se seguir:
O que é o print on demand quando se trata de custo? Seu maior custo será diretamente com a gráfica, mas o mais incrível é que, a maioria das empresas que trabalham com o print on demand disponibilizam estruturas de ecommerce gratuitas, onde seu único trabalho é configurar o seu design nos seus produtos e eles fazem todo o resto.Após a venda você recebe sua comissão, com um investimento zero em infraestrutura.
Por causa do seu custo zero em infraestrutura, além de você poder implementar sua marca, o print on demand pode ser usado de diversas formas, tais como:
Você também pode usar a impressão sob demanda para:
Baseado em o que é o print on demand, vamos ver quais suas vantagens e desvantagens.
O risco de prejuízo é muito baixo ao utilizar esse modelo de negócio, pois não há investimento na produção dos produtos.
Seu produto personalizado, ao invés de vender o produto dos outros, venda a sua ideia. Dessa forma fica muito mais fácil montar uma marca própria com produtos diversos e dequalidade.
O print on demand isenta você dos problemas que fazem mais de 90% dos ecommerces falirem, a produção, armazenamento e logística de entrega dos produtos. A entrega do seu produto será rápida, assim que o produto for comprado e a gráfica produz e envia para o cliente.
Você também protege seus produtos de plágio. Ficará mais difícil das pessoas copiarem a sua ideia.
Agora uma desvantagem para o print on demand é que você estará limitado a vender somente produtos que a gráfica produz. Se quiser vender produtos feito por outras empresas, o ideal é você abrir um estoque e criar uma loja online para vendê-los, mas sinceramente não vemos isso como uma desvantagem, apenas uma limitação.